Registrando!


O objetivo deste blog é registrar as doces e apimentadas aventuras de um garoto pimentinha e sua família, para que um dia mais tarde possamos recordar estes lindos momentos que vivemos juntos. Além disso, o blog foi criado com muito amor e carinho, para que a família e os amigos que estão longe, possam acompanhar as peraltices e descobertas do garoto pimentinha, que vão adocicar a vida de quem passar por aqui... seja quem está longe, quem está perto, ou quem está muito perto... O importante é que as pessoas especiais sempre terão uma moradia reservada em nossos corações. Sejam bem-vindos e curtam à vontade!!!

O Pimentinha


João Pedro
O que faço da vida: Acima de tudo, faço minha família feliz. Papai e mamãe sempre dizem isso. E essa é minha missão aqui no mundo: fazer as pessoas felizes. Tenho uma habilidade inacreditável em aprontar as mais mirabolantes travessuras, mas ainda não tenho noção do que apronto. Só sei que todos que estão ao meu lado, acabam se divertindo muito e vivendo momentos de muita alegria e pura diversão.
 
A Mamãe

Mamãe: Luciana

 

O Papai

Papai: Rodrigo

Nossos Amigos
Links
Selinho



Antigo Blog
Saudades
Créditos

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

eXTReMe Tracker
 

quarta-feira, março 29, 2006

O filho único

Tudo muda quando nos tornamos pais e mães, isso eu já ouvia antes de me tornar uma, e hoje concordo plenamente com isso. Antes, imaginava ser mãe aos 30, 35 anos. Queria primeiro alavancar minha carreira pra depois viver a maternidade. E claro me imaginava como mãe de 1 filho só. Aí, tudo foi acontecendo, engravidei antes de fazer a tão sonhada pós, mestrado e outros, deixei alguns planos de lado e abriguei em meu ventre o fruto divino que me foi enviado.

Aí o João Pedro nasceu, que alegria!!! Lindo menino, alvo de todas as atenções, o primeiro neto de ambas partes. E no meio de toda aquela euforia: bebê encantador, cheirinho gostoso por todo lado, invasão de sentimentos, amor indescrítivel, e claro, que tinham que surgir os famosos choros, manhas, pouco sono, e um básico stress. Primeiro filho é isso mesmo. Atire a primeira pedra quem nunca reclamou por um segundinho qualquer... E daí mais uma decisão precipitada: "Vou ter um filho só! Chega! Dá muito trabalho!" E todos ao meu redor dizendo: "Que nada, logo você mudará de idéia, e esquece esse difícil começo..."

E assim passaram-se dias, meses, e aquele bebezinho deixou de ser chorão, se tornou sorridente, descobriu que dormir é um santo remédio, que carinho é muito bom, e que a cada segundo, seus pais o amavam ainda mais.

Pronto! Aí veio o primeiro aninho. Coisa mais linda de se ver. A primeira grande festa de aniversário. Muitas expectativas, muita alegria, maior felicidade. Primeiros grandes aprendizados. Depois de sentar, engatinhar, o menino arriscou os primeiros passos. Uma grande vitória! E aquele bebê de repente começa a ganhar carinha de menino peralta e faz nosso amor crescer ainda mais.

Dois anos! Nossa como cresceu! Você fica surpresa com tantos progressos, com tamanha beleza, com tamanha inteligência. Eles passam a correr, escalar, aprontar tantas travessuras. E também aprendem que com algumas palavrinhas mágicas se pode ganhar quase tudo. Mas nem tudo é perfeito, nem poderia ser. E aí começam aquela fase de birras, malcriações. E aí pergunta: "Cadê aquele serzinho indefeso que estava aqui?" Juro, que meu coração até dói quando não aprovo alguns comportamentos do João. E isso porque todos dizem que ele é um anjo, e que eu não vi ainda uma criança malcriada de verdade. Mas ele tem alguns deslizes, e a gente está sempre ali, disposto a ajudá-lo, a ensinar, e repreender, por que não?
Mas o menino tem testado os seus e os nossos limites ainda mais a cada dia que passa. Mas agora estou até mais tranqüila, já que pesquisei, li alguns artigos e pude confirmar mesmo que é mais uma fase que se aproxima. Até fiz um mini flash-back e recordei de alguns momentos que vivi com a minha afilhada quando ela tinha essa idade. Ela fazia a mesma coisa. E hoje está uma linda menina de oito anos, super educada e comportada. Mas que dá vontade estrapolar de vez em quando, dá, isso dá! Mas o João Pedro sabe que não damos mole o tempo todo. Percebi o quanto estávamos mimando o menino. Ele nem chegava a pedir um brinquedo e já íamos voando pra loja buscar. Aliás já falei com meus pais a respeito disso, porque às vezes eu nem dava o que ele pedia, mas os avós iam lá fazer a vontade do garoto. Tá aí um grande erro de ter um filho só. Você acha que pode compensar a ausência de um irmãozinho, comprando tudo que vê pela frente. Um grande erro. E o resultado disso: muitos brinquedos pra uma criança só. E ele, filho único, criado somente com adultos, tem encontrado um novo jeito, de chamar atenção, de exigir mais atenção nossa nas brincadeiras. Sei que esse comportamento na criança é normal e deve ser vivenciado por ela. E normalmente, acontece quando sente-se frustrada ou quando necessita mostrar aos pais que algo não vai bem. Muitas vezes a criança provoca um adulto para que ele possa intervir por ela e controle seu impulso agressivo, já que ela é pequena e não tem condições de fazer por sí própria. Por isso precisa de um "para com isso" ou "eu não quero que você faça". É como se ela pedisse para levar uma bronca. Acredito que uma criança dessa idade ainda seja incapaz de compreender relações humanas, analisar situações ou tomar decisões. Ela age movida apenas por suas necessidades, medos e aflições. Assim, não se pode dizer que ela respeita ou desrespeita a mãe ou o pai. Ela deve ser entendida, acalmada, amparada. Com paciência, tolerância, até que o tempo ajude amadurecer e a fazer suas escolhas.
Essa grandeza é o sentido maior da maternidade: plantar, sempre e por muito tempo, e sem cobrança, gestos de amor que serão modelos para as futuras ações dos nossos filhos.
Eu e o Rô temos conversado muito. Andei conversando com a babá também, houve até uns leves desentimentos já que "elas" relutam em aceitar nossas críticas, e decidimos mudar alguns hábitos. Menos televisão, supervisionar o que ele vê na TV, levá-lo mais ao playgroung, andar na pracinha, enfim ser mais criança. Ele indo pra escola, já tenho certeza que teremos um grande progresso. Sei que não será tudo tão perfeito assim, mas faz parte da vida enfrentar novos desafios. No sábado, o levei no parquinho, e brincamos junto, sentados na areia, fazendo estradas, inventando novas maneiras de brincar. Aiiiii tenho tantas saudades da minha infância. Sabe, a gente inventava as brincadeiras, estimulava o tempo todo nossa criatividade. Eu por exemplo, adorava brincar de lojinha. Passava tardes "fabricando" os dinheirinhos, organizando as estantes, arrumando o balcão. E amava brincar com as espigas de milho que colhia muitas vezes escondido na chácara do meu avô. As garotas se reuniam e organizávamos um concurso de qual boneca de milho iria ficar mais bonita, rs. Cresci rodeada pelos meus irmãos, primos e amigos. A gente nem tinha tanto brinquedos, o que a gente gostava mesmo era de inventar, correr, pisar na grama, construir castelos, brincar de teatro vestidas com roupas velhas da minha avó, e depois de um dia repleto de brincadeiras devorávamos uma grande tijela de bolinhos de chuva, bolinhos de polvilho que minha vó preparava... aiiii como era bom tudo isso. Tenho muitas saudades desse tempo e chego às vezes a sentir pena das crianças de hoje. Hoje em dia é tudo tão automático, os brinquedos já vêm prontos, tudo se ganha com mais facilidade e as famílias estão cada vez menores. Claro que tem coisas boas que antes não tínhamos. Preciso renovar alguns conceitos, sei lá... E sabe, acho que daqui um tempo, vamos ter outro filho sim. Sei lá, ando tão nostálgica, e sei o quanto é bom ter um irmão nessa vida. Ahhhh, as pessoas estão cada dia mais individualistas, já pensou como será daqui uns anos??? Família é tudo mesmo.






Por às 10:34 AM

quinta-feira, março 09, 2006

Enfim, mais notícias

Oiiiii, voltamos. Gente ando tão sonolenta e cansada, sonhando com o dia em que sairei de férias. Muita correria essa vida, né?

Bom, a festa do Otto, meu sobrinho lindo, foi um sucesso! Linda demais. Bem diferente das que fazemos aqui na cidade grande. Minha irmã mora no litoral e resolveu fazer a festa numa deliciosa chácara, super aconchegante, com piscina e muitos brinquedos para a molecada. Ameiii!!! Linda decoração do ursinho Pooh, almoço delicioso, tempo bom, farra na piscina, docinhos maravilhosos e um bolo lindo em forma de um grande pote de mel. Aiiii ficou tudo tão lindo, pena que faltaram algumas pessoas queridas, já que minha maninha tranqüila que só ela, resolveu fazer a festa de última hora e acabou convidando as pessoas também de última hora. Mas ficou tudo muito lindo, e tinha muita gente querida por lá...
O Otto tá lindo, enorme. Cada dia mais com a cara do pai e a personalidade calma da mãe. Um garoto iluminado, uma benção.
O João Pedro aprontou todas por lá. E a Ana Julia também. Dançaram até e isso chamou a atenção dos convidados. Foram lindos, com gel no cabelo, roupas fofas, bochechas rosadas do sol... mas depois de 20 minutos já estavam quase pelados de tanto calor que estava lá...
Ficaram na festa toda com a fralda de ir pra piscina.
Foi realmente uma bela festa.

Agora a vida voltou a ser aquela correria, meus pais foram embora, muito trabalho e finalizando a escolha da escola do João Pedro.
Vou tentar sair de férias no próximo mês e daí faço a adaptação dele na escola. Iniciamos ontem um tratamento homeopático para auxiliar no tratamento de baixa imunidade. Estamos nos preparando para enfrentar as viroses que surgirão no novo ambiente. Faz parte, né? Mas isso nós vamos tirar de letra, se Deus quiser!!!

Do mais, está tudo bem. O João Pedro está cada dia mais lindo, mais esperto. E maior também. Nossa, agora que tô sentindo ainda mais aquela nostalgia dos tempos em que ele era meu bebê. Acho que é por conta da escola, dos novos modos, de tanto progresso no desenvolvimento do meu menino. Tudo está mudando, passando tão rápido. Esses dias fui comprar roupas novas pro menino e quase tive um treco. Tá tudo muito com cara de homenzinho. Até os pijamas que antes eram de ursinhos, ganharam cara nova. Comprei lindos pijamas pra ele na C&A. Um do Sr. Incrível, outro do Homem-Aranha, e ainda outro do Tigrão. Eles são de malha, imitam as fantasias, bem soltinhos, confortáveis e baratos. O único incoveniente é que o menino acha que é roupa de sair. Esses dias foi na padaria de pijama. E outro dia foi no mercado. E ainda vai todo feliz dizendo que é super-herói. Não há quem não resista.

Agora uma pérola do garoto.
Num dia desses, já de madrugada, ele acordou e começou a chorar pedindo a mamãe. O pai deu um pulo e foi correndo até o seu quartinho. Quando o João Pedro o viu, chorou mais ainda porque queria a mamãe. Daí, eu mais que sonolenta, segui meu rumo e consegui chegar ao quarto do meu tesouro. Quando ele me viu, chorou mais ainda, e soltou essa: "Não é essa mamãe que eu quéio, eu quéio a mamãe do Fecha (Flecha), a mamãe Inquível." Demos a Sra. Incrível pro menino e ele voltou a dormir sossegado, abraçado com a família Incrível. O Rodrigo soltou uma gargalhada e eu fiquei ali, um pouco chateada, pensando que minha hora de ser trocada aconteceria bem mais tarde. No outro dia rimos muito do acontecimento e quando o João Pedro acordou e foi me chamar, me deu um delicioso beijo de bom dia e um forte abraço de urso, percebi que sou muito mais especial que a Sra. Incrível. Ainda bem!!!

É isso!

Voltamos logo e prometo visitar todas vocês quando tiver um tempinho.

Até mais ver!






Por às 8:32 AM

sexta-feira, março 03, 2006

Ó abre alas que eu quero passar

Nosso Carnaval foi ótimo. É claro que bem diferente dos anteriores. Foi um carnaval sem muita folia, com muito sossego. Resolvemos ir pra casa de meus pais, mesmo com o Pimentinha meio dodói. Valeu a pena. Lá ele melhorou pra valer. Aquele ar faz bem pra qualquer um.

E fora que é tão bom estar na casa dos pais, uma maravilha!

O Pimentinha se esbaldou, lá ele podia fazer de tudo. Andava descalço o dia todo, pisou na grama, brincou com os cachorrinhos dos avós, tomou caldo de cana na praça, brincou no parquinho. E foi legal que tava bem animado. Minha sogra também mora nessa mesma cidade e minhas cunhadas resolveram ir também. Então o João Pedro e a Ana Julia aproveitaram muitooooo. Rabiscaram tapetes, paredes, livros. Comeram tudo bem fresquinho e muito suco natural. Mandaram as viroses embora em dois dias. Aiiii que delícia. Juro que se lá tivesse boas oportunidades de emprego pra mim e pro Rô, a gente dava um jeito de voltar... mas pelo que temos visto, vamos ter que ficar em Sampa por muito, muito tempo. E sabe que a gente sente saudades daqui? Essa loucura da cidade grande nos fascina também. Deu pra ver, né? Adaptamos em qualquer lugar mesmo.

Teve uma cena bem engraçada, o paulistano do Pimentinha achou estranho pisar na grama e ruas tão calmas, também pudera... o danadinho nasceu em plena Av. Paulista, o coração de São Paulo. Mas ele logo se acostumou e aproveitou cada momento que passamos lá. Soltou pipa, brincou com o tio Nil que tanto ama, "ajudou" o vô Zé, contou estórias, fez todo mundo rir e ficar ainda mais apaixonado por ele.

Na hora de voltar pra casa, a mesma cena de sempre, todos cabisbaixos, com o coração apertado, mas já animados pro dia de amanhã....

É que amanhã estaremos indo pra praia. Meus pais estão vindo pra cá.
Vai acontecer uma grande festa.
É aniversário do meu sobrinho lindo, Otto.
Vamos aproveitar muito, beijar muito o meninão que vai completar seu 1º ano de vida. Muito sol, praia, piscina, curtição, claro que vamos registrar mais doces momentos.

Voltamos na semana que vem, com fotos e muitas coisas boas pra contar...

Até lá!!!






Por às 10:25 AM